-
Arquitetos: Esch Sintzel Architekten
- Área: 11100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Paola Corsini, Philip Heckhausen
Pilares existentes como protagonistas. As poderosas colunas existentes do antigo armazém de vinhos da Coop no bairro de Lysbüchel, em Basel, Suíça, contam a história do edifício de forma impressionante. Elas são os elementos mais marcantes da estrutura existente e formam um importante ponto de partida para o projeto.
Para manter seu efeito tangível, apesar da natureza em pequena escala do novo uso residencial, elas são expostas e encenadas de várias maneiras: nos apartamentos, que se estendem pela largura do prédio, sua monumentalidade volumosa é uma experiência em si mesma - enquanto nas duas "rues intérieures" (ruas internas), que percorrem longitudinalmente o prédio, elas aparecem como uma sequência.
A cidade dentro da casa. Assim, os pilares também formam o ponto de partida para a organização interna do projeto: o desenvolvimento urbano real é definido pelo prédio existente - mas ao longo das "rues intérieures", uma cidade dentro da edificação toma forma. Esse sistema interno não apenas oferece acesso às escadarias, às áreas comuns e às lavanderias, mas também permite uma variedade de tipologias de apartamentos para todas as gerações e estilos de vida.
No mezanino, a esfera doméstica se conecta à urbana - aqui, a rua interna se abre para os halls de entrada transversais e convida a entrar na casa por meio de escadas e rampas. Os espaços comerciais e o café estão localizados no térreo nas extremidades do prédio, direcionando-se diretamente à cidade. A rede de caminhos encontra seu fim na sala comunitária e no terraço coletivo.
Responsabilidade ecológica. Além da expressividade definidora das colunas existentes, a sustentabilidade ecológica também motiva o tratamento cuidadoso da estrutura. Nesse caso, 42% da energia cinza do prédio foi economizada ao manter a estrutura antiga. O sistema fotovoltaico e a bomba de calor também tornam o prédio dois terços autossuficiente em consumo total de energia.